China deve combater poluição no país com cidade inteiramente verde
Fábricas, centenas de milhões de carros e muita, muita gente. Como combater a poluição massiva que se abate sobre as regiões mais populosas e urbanas da China? Erguendo uma cidade completamente verde com o objetivo de reduzir a pegada de carbono do país, claro!
Enquanto prédios no Ocidente utilizam plantas na sacada de cada andar ou pequenos trechos arborizados para trazer o verde para dentro das grandes metrópoles, os chineses resolveram criar uma cidade inteira com esse tipo de proposta em mente. Chamado de Liuzhou Forest City, o município com população de 30 mil pessoas deve abrigar nada menos que 1 milhão de plantas especializadas na redução de poluentes.
A ideia é que o local ajude a absorver mais de 10 mil toneladas de dióxido de carbono anualmente e retorne cerca de 900 toneladas de oxigênio durante o processo. Para chegar a esse montante, é claro que Liuzhou não depende só de árvores e jardins: energia geotermal será usada para alimentar sistemas de ar-condicionado, enquanto painéis solares devem dar conta de produzir eletricidade para muitos dos edifícios.
Adicionalmente, todo o transporte na região será verde, trabalhando principalmente com carros elétricos e uma linha de trem que liga a cidade-conceito à área urbana de Liuzhou. A ideia, apesar de ousada, não deve demorar muito para ser colocada em prática. Isso porque, segundo a Stefano Boeri Architetti – firma de arquitetura por trás do projeto –, a expectativa é que boa parte das iniciativas pensadas para o local sejam colocadas em prática até 2020.