Vantagens do Light Steel Framing
Por tratar-se de um processo com nível de industrialização muito superior comparado a construção em alvenaria, o Light Steel Frame é o sistema construtivo que naturalmente é escolhido em vários países do mundo por apresentar as seguintes vantagens:
-
Redução para cerca de 40% dos prazos de construção. A fabricação da estrutura em paralelo com a execução das fundações, a diminuição de formas e escoramentos e o fato da montagem da estrutura não ser afetada pela ocorrência de chuvas.
-
Custos diretos e indiretos menores, devido aos prazos reduzidos e inexistência de perdas ou insignificantes.
-
Imune ao ataque de insetos, a estrutura em aço galvanizado do telhado garante uma melhor qualidade e perfeição ao aspecto final da construção.
-
Flexibilidade de layouts: propicia facilidade de modulação, e ampliação das possibilidades de uso do espaço. Além disso, o processo industrial de fabricação resulta em peças de qualidade controlada e de precisão dimensional. Quanto ao aspecto estético, garante ângulos e esquadros precisos, o que implica qualidade superior de acabamento.
-
Segurança: Este é provavelmente um dos aspectos mais relevantes no processo de decisão do sistema construtivo. O fato de se utilizar materiais leves em comparação ao peso da alvenaria leva muitos a duvidar imediatamente da resistência deste tipo de construção. Em uma casa convencional de 200 m² por exemplo, são empregues cerca de 10 toneladas de metal de alta resistência unidos por milhares de parafusos estruturais, peso muito inferior a de uma casa com tijolos e cimento. Pelo fato de não utilizar o conceito viga-pilar, que concentram a estrutura em poucos elementos, todas as paredes externas são consideradas como parte integrante da estrutura, por onde divide-se todo o peso das lajes e pavimentos superiores. A casa inteira pode ser comparada a uma enorme caixa metálica reforçada por revestimento OSB, ficando assim facilmente entendido o excelente comportamento a abalos sísmicos.
-
Crescimento acelerado e valorização do sistema: Atualmente, com a finalidade da redução do déficit habitacional há uma tendência crescente das construtoras brasileiras estarem procurando novas tecnologias em centros mais avançados, a fim de criarem novas alternativas para métodos de construções próprias. Isso com certeza, irá conferir ao sistema maior procura e a valorização imobiliária de construções em Steel Frame.
-
Maior área útil. As seções dos pilares e vigas de aço são substancialmente mais esbeltas do que as equivalentes em concreto, resultando em melhor aproveitamento do espaço interno e aumento da área útil, fator muito importante principalmente em garagens.
-
Compatibilidade com outros materiais. O sistema construtivo em Steel Frame é perfeitamente compatível com qualquer tipo de material de fechamento, tanto vertical como horizontal, admitindo desde os mais convencionais (tijolos e blocos, lajes moldadas in loco) até componentes pré-fabricados (lajes e painéis de concreto, etc.);
-
Antecipação do retorno do investimento: Em função da maior velocidade de execução da obra, haverá um ganho adicional pela ocupação antecipada do imóvel e pela rapidez no retorno do capital investido.
-
Fundações mais simples, proporciona redução do custo da fundação em cerca de 50% por metro quadrado se comparada ao convencional; Aspecto este que, torna a sua nova habitação, economicamente acessível com alta qualidade.
-
Facilidade e baixo custo na manutenção de instalações de hidráulica, elétrica, ar condicionado, gás, etc. Mesmo no caso de necessidade de intervenções em algum dos sistemas a praticidade com que se executa o serviço é muito grande e não gerando sujeira, barulho e entulho.
-
Reciclagem e reaproveitamento de vários materiais aplicados no sistema em especial o aço.
-
O Aço oferece uma grande flexibilidade. Qualquer linha arquitetônica seja ela reta ou curva, pode ser elaborada;
-
Alta Durabilidade: De acordo com as especificações de revestimento mínimo exigido pelo sistema, o zinco, utilizado para a proteção do aço, pode facilmente garantir a proteção do aço para toda vida útil da habitação (estudos comprovam uma durabilidade de cerca de 300 anos).
-
Melhoria no desempenho acústico e térmico através da instalação da lã de rocha e lã de vidro entre as paredes e forro. Cerca de duas vezes e meio superior a parede de alvenaria convencional. Uma casa em LSF conta com materiais de alto desempenho em isolamento térmico. Devido a esta característica custos de energia para o aquecimento ou refrigeração do imóvel são muito inferiores comparados ao sistema convencional.
-
Reconstituição natural de estruturas em aço galvanizadas, eventualmente danificadas: O processo de corrosão no aço acontece quando o mesmo fica exposto a intempérie sem qualquer proteção. O revestimento de zinco confere ao aço uma forma econômica de proteção, providenciando uma barreira física, bem como proteção catódica ao aço, pois quando o aço base é exposto por qualquer motivo, como cortes, riscos ou arranhões, o aço é protegido catodicamente pelo sacrifício da camada de zinco adjacente.
-
Agilidade às obras, especialmente quando há pouco espaço para canteiro. A estrutura metálica mostra-se especialmente indicada nos casos onde há necessidade de adaptações, ampliações, reformas e mudança de ocupação de edifícios. Além disso, torna mais fácil a passagem de utilidades como água, ar condicionado, eletricidade, esgoto, telefonia, informática, etc.
-
Garantia de qualidade: A fabricação em Steel Frame ocorre dentro de uma indústria e conta com mão-de-obra altamente qualificada, o que dá ao cliente a garantia de uma obra com qualidade superior devido ao rígido controle existente durante todo o processo industrial.
-
Precisão construtiva: Enquanto nas estruturas de concreto a precisão é medida em centímetros, numa estrutura metálica a unidade empregada é o milímetro. Isso garante uma estrutura perfeitamente aprumada e nivelada, facilitando atividades como o assentamento de esquadrias, instalação de elevadores, bem como redução no custo dos materiais de revestimento.