O que é Light Steel Framing?

Resumindo em poucas palavras podemos dizer que o sistema é um esqueleto metálico revestido externamente e internamente com elementos industrializados de alta qualidade, que conferem ao produto final conforto, durabilidade e segurança.

A palavra Light designa uma construção leve, ou seja, o aço utilizado é conseguido pela moldagem de chapa de aço com baixa espessura, portanto todos os perfis metálicos utilizados possuem baixo peso. Daí a designação completa Light Gauge Steel Framing, ou seja, estruturas de aço leve. O termo Light também ressalta a flexibilidade, dado que permite qualquer tipo de acabamento exterior e interior. Além disso, o peso próprio do edifício é baixo não só porque a sua estrutura é leve, mas também porque o Light Steel Framing é utilizado para edifícios de pouca altura (máximo de 8 pavimentos).

A participação do aço no sistema é significativa. A superestrutura (paredes e estrutura de telhado) da obra em steel framing é composta de perfis leves de aço galvanizado.

Por dentro do conceito!

A palavra Steel indica a matéria prima usada na estrutura, o aço. A inclusão de Light, ou leve, indica que os elementos em aço são de baixo peso uma vez que são produzidos a partir de chapa de aço com espessura reduzida.

Também para focar essa característica, muitas publicações usam o termo Light Gauge (gauge é uma unidade de medida, agora quase em desuso, que define a espessura das chapas de metal). Outros designam o aço por Cold Formed Steel, ou seja, aço moldado a frio, como referência ao processo de moldagem da chapa através de processos mecânicos à temperatura ambiente, tal como a quinagem ou a perfilagem.

O termo Light também lembra que não é necessário utilizar equipamentos e maquinaria pesada na construção. Também ressalta a flexibilidade, dado que permite qualquer tipo de acabamento exterior e interior. Além disso, o próprio peso do edifício é baixo, não só porque a sua estrutura é leve, mas também por que o Light Steel Framing é especialmente recomendado para edifícios de pouca altura, em contraste com as estruturas pesadas de grandes prédios de apartamentos. Apesar de serem usados elementos em aço leve galvanizado para fins não estruturais em edifícios de maiores dimensões, o termo Light Steel Framing é especialmente usado para edifícios residenciais até dois ou três pisos, ou seja, edifícios leves.

Framing é a palavra usada na língua inglesa para definir um esqueleto estrutural composto por diversos elementos individuais ligados entre si, passando estes a funcionar em conjunto, para dar forma e suportar o edifício e o seu conteúdo. A palavra também se refere aos processos usados para interligar os referidos elementos estruturais, sejam em madeira, ferro ou aço galvanizado. De difícil tradução em português (o termo mais aproximado seria caixilharia, tal como usado nas marquises em alumínio), tem-se optado por dizer estruturas.

Assim, Light Steel Framing poderá traduzir-se por Estruturas em Aço Leve.

Você sabia que o LSF pode ser financiado?

O Sistema de Construção a Seco da Saint-Gobain (light steel frame) obteve o DATEC - Documento de Avaliação Técnica, nº 14, emitido pelo Ministério das Cidades por meio do SINAT - Sistema Nacional de Avaliação Técnica. Com esse documento o sistema construtivo pode ser utilizado em obras financiadas pela Caixa Econômica Federal, inclusive no "Minha Casa, Minha Vida".

Please reload

O que é Light Steel Framing

© Direitos Autorais Reservados.

  • Facebook - Black Circle
  • LinkedIn - Black Circle
  • Instagram - Black Circle